
Verdades e mentiras sobre o chocolate:
Chocolate causa espinha?
Até alguns anos, responsabilizava-se a ingestão de alguns alimentos, como o chocolate, o amendoim e as frituras, pelo aparecimento de cravos e espinhas. Hoje, os estudos mostram que esses alimentos têm pouca influência sobre a acne. Algumas pessoas ainda relacionam as duas coisas, mas cientificamente não há comprovação nenhuma. Se você sentir diferença na pele, como o aparecimento de mais cravos e espinhas, após ingerir algum alimento, evite comê-lo. Conforme a literatura médica, são os hormônios e não os alimentos que causam a acne.
Então, pode comer um montão de chocolate sempre?
O consumo de chocolate é saudável, mas devemos ingerí-lo moderadamente para que não seja necessário abolí-lo da nossa alimentação. Uma porção de 30g por dia é o máximo recomendado.
Por que gostamos tanto de chocolate?
Além da textura, cor e gosto deliciosos, vários estudos mostram a influência do chocolate no humor. Além de dar prazer, o chocolate pode prevenir danos à saúde, como o câncer e as doenças coronárias, fortalecer o sistema imunológico e provocar um sentimento de bem-estar. A sensação prazerosa que sentimos quando nos deliciamos com um pedaço de chocolate tem uma explicação científica: ele eleva o nível da serotonina, substância que promove a sensação de bem-estar e calma no organismo, bem como o da feniletilamina, que é associada à “química do amor” e responsável pelas demonstrações de ânimo e euforia, típicas de uma pessoa apaixonada.
A teobromina, presente na composição do chocolate, é similar à cafeína, e traz sensação de energia positiva, além de deixar os pensamentos mais rápidos.
Qual o chocolate mais saudável?
Chocolate meio-amargo pode ser mais saudável do que chocolate ao leite, de acordo com um grupo de cientistas da Escócia e da Itália. Eles justificam que o meio-amargo tem propriedades anti-oxidantes superiores. Isso significa que protege o coração e as artérias dos danos causados pela oxidação (a corrosão do tecido, que ocorre com o tempo, como a ferrugem no metal). Em artigo publicado na revista Nature, os cientistas afirmaram que a adição do leite ao chocolate pode cortar essa propriedade benéfica do alimento.
E o chocolate dietético?
É muito importante prestar atenção nos rótulos das embalagens, pois ele possui mais gordura que o chocolate comum e, algumas vezes, pode ser mais calórico, pois é recomendado para quem faz dietas com restrição de açúcar, como os diabéticos. O chocolate, para conservar sua consistência após a retirada do açúcar, ganha muito mais gorduras.
Quais os benefícios do chocolate?
Melhora o humor. Estudos recentes mostram que mães que comem moderadamente chocolate durante a gravidez geram filhos mais inteligentes! O chocolate e outros derivados de cacau constituem uma fonte de energia saudável, com gordura, carboidratos, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e pode fazer parte de uma dieta saudável, desde que consumido com moderação (no máximo 30 g por dia).
E os malefícios?
O chocolate, seja ao leite ou meio-amargo, possui uma grande quantidade de gorduras saturadas e é bem calórico. É contra-indicado para quem usa muito a voz. O consumo excessivo pode causar distúrbios gástricos e intestinais, como diarréia ou prisão de ventre, conforme a sensibilidade de cada pessoa. Não tem muitas vitaminas e minerais, e tira o apetite para o consumo de alimentos mais saudáveis.











