07/10/20
Voltar para os posts

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente no mês de outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.


A Mary Jane está junto nesta campanha para ajudar a abordar o tema e a encorajar mulheres a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.



O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).

COMO PREVINIR?

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
• Praticar atividade física;
• Alimentar-se de forma saudável;
• Manter o peso corporal adequado;
• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
• Amamentar
• Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Todas estas informações sobre prevenção ao câncer de mama você encontra bem completo no site do Instituto Nacional de Câncer. No site você também encontra com mais detalhes exemplos do que aumenta o risco da doença, quais são os sinais e sintomas, como funciona a detecção precoce, como é o diagnóstico e como é o tratamento.

Saiba mais: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama

Se toca garota! Previna-se!